terça-feira, 5 de julho de 2011

Amâno Vóisuncê!

"Todo homem apaixonado vira poeta."
(Platão)

"A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais."
(Voltaire)


Acurdei hoji pra mó di me'anrrumá pra labuta, tumei um café , mas suncê , logo cedo mia'perriava os pensamento.
Peguei uma câneta, u papér du pão i cumecei a iscrivinhá: num tinha mais fômi,prusquê o qui eu sinto pru vósuncê, já mi deixa sastisfeito; dus buchu chêio !
I, sucédeu qui'eu iscrivinhei ânsim:

"Arresorvi, tintregá o qui tênhu di mais valiôso: meu cunração.
I ele é dôce: feito cural de miô;
mais vósuncê, nem ligô.
Mi fêiz disfeita.
num quis nem atirá deli uma lasquinha!
E ói qu'eu dêxei: prusquê prá mim, tem dessa de têmpu não, nem di cumprumisso! Prusque a cumpanhia de vóisuncê já mi basta!
Mas ti digo: que vais sê meu di quarqué jeito, inda que seje na minha mênti.
Tanto faiz: prusquê é vóisuncê qui num sai daqui di drento du meu peito!
É voisuncê, qui num mi deixa posá disreito a nôite, inda qu'eu tenha qui levantá cus galo na manhã singuinte. É voisuncê criatura! Vóisuncê! Prusque si fosse eu, eu ti tirava daqui e prus diacho qui ti carrégue!
Mais, si suncê, hora o outra, achá ni mim, alguma graça, saiba pois, meu fiô.
Guardei pra suncê o mió:
Inda há muita maria-móli,quejadinha,brigadêro,bejim,bolu di fubá (feitu pela dona Maria que sô),cocadinha,pé-di-moça,pé-di-muléque i num só a mançã não, mas muuuuuuuuito amô nu meu cunração! Tudísso acumpanhadu d'um bom café muído na hora e um quejim da vaca du minêro, som di bicho,poente mais bunito da maió culina da fazenda,fuguêra,vióla caipira, umas canção que só suncê cunheceria,(prusquê hão di sê só sua!), meu mió cubértor di lã i trápu, qui'eu mesma cósturei e mióres prosa!Até u bânhu di sábado, eu aguardei pra quandu vóissuncê vinhésse!"

...Mais, sucédeu qui deu a hóra e suncê num veio...
I eu tive di carçá as butina,metê minhas 'spóra,pegá na inchada,calejá minhas mão di novu,cuspí nu chão,pisá in cima ,dexá di sê prenda : 
-Arrê! 
I sêgui a vida...
Qui sodadi d'ucê! (cliqui prá mó di ouvi...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário